Globalização e suas fases de evolução

Globalização

Ao longo dos séculos, a globalização percorreu um longo caminho de supressão de barreiras e obstáculos, evoluindo de estados separados  por diferentes continentes para aquilo que vemos hoje em dia- um mundo onde as pessoas e as empresas podem usufruir da comunicação e colaboração mundial, cada vez com menos barreiras entre si. A Globalização é definida como a integração de economias pelo mundo fora, caracterizada pela inovação e progresso tecnológico (FMI, 2002). No livro “The World Is Flat”, o colunista do New York Times, Thomas L. Friedman, caracterizou a evolução da globalização em 3 fases distintas. Friedman argumenta que as forças da globalização estão a criar um mundo ‘’plano’’. Uma das consequências desse “achatamento” que não foi mencionada por Friedman é o aumento da velocidade de mudança. Hoje em dia, assistimos não só a mudanças de grande escala, como também a um aumento do ritmo destas mesmas.


Evolução da globalização segundo Friedman

Fases Período de tempo Entidades primárias na globalização Região globalizada
1.0 1492–1800 Países Europeus e Americanos
2.0 1800–2000 Companhias e Empresas Europeus e Americanos
3.0 2000–atualmente Indivíduos e pequenos grupos Todo o mundo

1.0-Primeira fase da globalização

A primeira fase da globalização teve início nos finais do século XV e terminou por volta de 1800. Durante esta altura, a Índia era muito conhecida pela sua riqueza, sobretudo devido às exportações das valiosas especiarias. No entanto, chegar a este país era uma tarefa árdua e até perigosa, tendo em conta que grande parte das viagens eram feitas por mar e incluíam contornar todo o continente africano.

Quando Cristóvão Colombo partiu, em Agosto de 1492, rumo à descoberta de uma rota para a Índia, aquilo que acabou por encontrar foram as Américas, originando o nascimento de uma nova visão do mundo, com mais áreas para explorar e novas fontes de recursos para usar. Esta primeira fase de globalização afetou principalmente os países europeus, que tentaram estender os seus territórios, conquistando o ‘’Novo Mundo’’.

As inovações mais significativas foram, entre outras:

  • Força proveniente da domesticação de cavalos (para o transporte e agricultura), do vento (para triturar o grão e navegar);
  • Energia do vapor (utilizada sobretudo para os trabalhos mineiros).

Estas novas energias foram a principal causa da Globalization 1.0. Como consequência desta evolução, houve uma aproximação dos continentes entre sim e uma ”redução do tamanho do mundo’’, no entanto todas estas mudanças ocorreram a um ritmo lento que demorou gerações para chegar a todos.

2.0-Segunda fase da globalização

A globalização 2.0 começou em 1800 e durou até 2000 (sendo interrompida apenas pela Grande Depressão e pelas duas guerras mundiais). Durante a globalização 2.0, o mundo encolheu de “tamanho médio para o tamanho pequeno”, uma vez que não só os países mas também as empresas passaram a fazer parte deste processo. Embora as inovações fossem constantes, as mudanças ainda levaram algum tempo para se  fazerem notar.

A Revolução Industrial, por exemplo, precisou de mais do que uma geração para ser sentida a nível mundial. No início da Globalização 2.0, o comboio a vapor levou à queda dos custos de transporte de bens, tanto em terra (usando caminhos de ferro) como no mar (usando navios a vapor). Invenções tecnológicas como:

  • o telégrafo
  • os telefones
  • computadores pessoais
  • satélites
  • as fases iniciais da Internet

…reduziram drasticamente os custos da telecomunicação. Estas reduções de custos em transporte e telecomunicação impulsionaram um mercado crescente em produtos e no trabalho. No entanto, a globalização era ainda liderada pelos Americanos e Europeus.

3.0-Terceira fase da globalização

A terceira fase da Globalização começou com pequenos grupos de quase todos os países a tentarem integrar-se no processo globalização, isto é, a partilha de informações, de culturas e de mercados por todos. Esta fenómeno e partilha de conhecimentos entre as diferentes nações trouxe-nos rapidamente mudança e inovação.

Estas inovações, consequência da partilha de conhecimento entre todos, rapidamente se tornaram globais e indispensáveis na vida do cidadão comum. Por exemplo, a Google, que é uma das maiores empresas do mundo, surgiu apenas em 1998. O telemóvel, sem o qual não saberíamos viver, surgiu apenas em 1860.

No geral, a globalização, entre outros fatores, tem melhorado a nossa forma de viver. 

              

picture1

1.Evolução da Globalização

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s