Impacto das TI segundo a Teoria da Agência

Os sistemas de informação tornaram-se ferramentas interativas estando envolvidos, a cada minuto, na tomada de decisões das grandes organizações. Durante os últimos dez anos, os sistemas de informação alteraram a economia das empresas e aumentaram positivamente as possibilidades de organização do trabalho.

Teoria da Agência

As empresas funcionam através de contratos entre vários indivíduos com objetivos próprios e não como um organismo uno que procura obter o máximo lucro. Desta maneira, o empresário contrata ‘agentes’ para realizar o trabalho. Estes agentes são, no entanto, constantemente supervisionados pelo empresário de modo a garantir que não atuam por interesse próprio. Conforme a empresa aumenta a sua dimensão, os custos com a gestão destes agentes tornam-se mais elevados e exigem mais cuidado.


  • Impactos Económicos

As TI têm um grande impacto em termos económicos para as empresas, em vários aspetos, alterando os custos relativos ao capital e à informação.

Cada vez mais, os sistemas de tecnologias de informação são vistos como um fator de produção substituto do fator capital e trabalho. O seu custo decrescente em relação ao custo destes dois últimos (que, historicamente, têm vindo a aumentar ao longo dos tempos), tem tornado as TI num elemento essencial nas empresas. Esta nova perspectiva  acaba por resultar numa diminuição dos trabalhadores  da aquisição de capital (edifícios, maquinaria, etc.), tendo como contrapartida um aumento do investimento nas TI.(Laudon, 1990)

As TI afetam também o custo e a qualidade da informação, ajudando a reduzir os custos de transação, isto é, os custos que uma empresa tem quando compra aquilo que não pode produzir (custos de transporte, obtenção de informação, contacto com os fornecedores, etc.)

Nota: Teoria do Custo de Transação- As empresas e indivíduos procuram economizar os custos de transação, tanto quanto os custos de produção. Os baixos preços de transação fazem com que seja mais lucrativo para as empresas comprar do que produzir.

A tecnologia de informação, ao reduzir os custos de aquisição e análise de informações, vem atuar neste tópico ao permitir criar maneiras facilitadas de supervisionar grandes números de trabalhadores, reduzindo os custos de agência. Com plataformas tecnológicas tornou-se mais fácil para os empresários saberem o que os seus trabalhadores fazem e gerir de maneira mais eficiente as suas ações.


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1.Gráfico

 Como mostra a figura 1, ao reduzir os custos gerais de gestão, a tecnologia de informação permite às empresas aumentar as receitas, reduzindo o número de gerentes de nível médio e trabalhadores de escritório. Para além da redução do número de funcionários, as TI têm vindo a permitir, também, uma diminuição dos níveis de hierarquia e consequemente uma maior organização das empresas. Os novos sistemas de informação dão poder a um indivíduo para controlar um maior nível de empregados de nível hierárquico inferior, reduzindo as ‘camadas’ de supervisionamento no organismo empresarial.

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2.Hierarquia

Como vemos na figura 2, o mesmo número de empregados passa a ser liderado por menos ‘agentes’, diminuindo o número de trabalhadores e de níveis hierárquicos. Ao mesmo tempo, indivíduos de ‘níveis inferiores’ passam a ter poder para tomar decisões mais importantes. Deste modo, as empresas têm menos necessidade de contratar um largo número de gerentes. Os custos de gestão diminuem drasticamente e a hierarquia torna-se muito mais eficiente.

 

  • Implicações para a conceção e compreensão dos Sistemas de Informação

Para produzir benefícios genuínos, os sistemas de informação devem ter uma organização clara para serem facilmente compreendidos. Os fatores organizacionais centrais a considerar quando se planeia um novo sistema são os seguintes:

  • O ambiente em que a organização deve funcionar;
  • A estrutura da organização: hierarquia, a especialização, rotinas e processos de negócios;
  • Cultura e política da organização;
  • O tipo de organização e de seu estilo de liderança;
  • Os tipos de processos, tarefas, decisões e negócios com que o sistema de informação é projetado para ajudar;
  • Importância da internet nas organizações.

A Internet tem cada vez maior impacto nas relações entre empresas e entidades externas, aumentando a acessibilidade, o armazenamento e distribuição de informação e economizando tempo na maioria das atividades.

As empresas estão a reconstruir rapidamente alguns dos seus principais processos de negócios baseados em tecnologia e tornando-a um componente-chave nas suas infraestruturas de TI.

A internet permite a execução de processos mais simples de negócios o que pode causar menos postos de trabalho das empresas. Estas mudanças significam maior e melhor gestão, os fatores produtivos do trabalho e capital deixam de ser as preocupações centrais das empresas e a organização empresarial passa a depender, em grande parte, do nível de investimento nas TI.

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