Business Intelligence

O conceito de Business Intelligence consiste num “conjunto de técnicas e ferramentas para a aquisição e transformação de dados brutos em informações significativas e uteis para não suportar a análise de negócio”.

-Data Warehouse

-Business Analytics: Data Mining; Alertas; OLAP; Ad-hoc Query.

-User Interface: Dashboards; Scorecards.

Data Warehouse

Data Warehouse descreve um arquivo de dados orientado por assunto, adaptado e histórico como o tempo, com o objetivo de apoiar no processo de decisão.

Arquitetura de Data Warebouse (top-down):

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Arquitetura de Data Mart (bottom-up)

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Em Business Intelligence podemos encontrar, por exemplo, o seguinte modelo de exploração de informação:

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Business Analytics

A business Analytics consiste na exploração iterativa e estruturada dos dados de uma organização na análise estatística.

O data mining é uma técnica estatística utilizada quando temos de analisar grandes volumes de dados. Quando existem muitas variáveis com muita informação utiliza-se o Clustering ( “segmentar”), ou seja: Agrupam-se os dados que se encontram mais próximos com base em determinadas variáveis.

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Com esta técnica é possível reduzir grandes conjuntos de dados para produzir informação mais simples, o que otimiza o nosso tempo e facilita a nossa compreensão.

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Predictive analysis

Este conceito consiste em utilizar dados históricos para desenvolver um modelo que permite antecipar resultados de assunto de interesse.

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User interface

O termo user interface descreve a importância de ajudar as pessoas a entender o significado de dados, colocando-os num contexto visual. Os Padrões e as tendências podem passar despercebidos em dados baseados em texto, podendo ser expostos e reconhecidos mais facilmente com o software de visualização de dados.

 

Que software devemos adotar?

Na pesquisa tradicional, impulsionada pelos servicoes de TI:

  • Pensamento linear;
  • Perde-se o conhecimento escondido nos dados;
  • Demora meses a alterar;
  • Centrados no dados.

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Na pesquisa Associativa, impulsionada pelo utilizador:

  • O utilizador decide onde começar;
  • Os dados estão sempre todos visíveis;
  • Demora minutos a alterar;
  • Orientado pelo conhecimento.

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Segmentos de mercado de BI:

Query and reporting: consiste em questionar uma fonte de dados, formatar e de seguida criar um relatório, seja em estilo-produção ou em estilo-gestão.

On Line Analytical Processing: OLAP oferece análise interativa e multidimensional com diferentes níveis de detalhe.  Ao avaliar ferramentas OLAP, é aconselhável distinguir entre questões de plataforma e questões de interface com o usuário.

Dashboards: é uma forma visual de exibição de informação, a qual é usada para mostrar o que está a acontecer no momento do negócio.

Analytic Applications: processos de extração de dados, pré-preparação de relatórios e dashboards.  As “Aplicações Analíticas” oferecem aos negócios uma solução pré-preparada para otimizar uma determinada área.

Performance Management: Aplicações de Performance Management incluem a consolidação do planeamento e parte financeira dos negócios.  Scorecards são um bom exemplo destas aplicações.  Enquanto um dashboard apresenta múltiplos números, um scorecard foca-se e compara um alvo específico.

Para mais informações, clicar.

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