Folha de Cálculo

Conceito

A folha de cálculo tem sido cada vez mais uma ferramenta essencial ao suporte das atividades organizacionais, sobretudo na área das finanças.

excel

Fig. 1-Excel

O Excel é, atualmente, a folha de cálculo mais conhecida e lidera o mercado. No entanto, este conceito data já de 1961, altura em que foi desenvolvida a primeira folha de cálculo computorizada por Mattesich. Para além deste, foi desenvolvido mais software com o mesmo efeito, como o Visicalc, Lotus 123, e o Calc LibreOffice (open source).

Funcionalidades

A folha de cálculo é composta por vários conceitos principais que permitem que o utilizador usufrua de determinadas funcionalidades.

  • Célula
    • ‘Retângulos’ que compõem a folha;
    • Identificada pela linha e coluna;
    • Um dos elementos centrais;
    • Armazena valores (números, texto, valores lógicos, data/hora);
    • Tem formatação
    • Pode ter fórmula.

 

  • Formatação de valores numéricos

Os números inseridos numa célula podem ser formatados, isto é, a forma como aparecem na célula pode ser alterada, no entanto o seu valor geral nunca se transforma.

Ao inserir um número numa célula, o utilizador pode definir o modo como quer que este seja apresentado: geral, moeda, data, hora, percentagem, fração, etc.

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Fig. 2 -Formatação

  • Referência

Consiste no nome de uma célula na respetiva folha de cálculo e portanto, é utilizada como variável na criação de fórmulas.

Referências absolutas: O valor copiado é imutável- se o utilizador copiar uma célula para outra e repetir o processo para outras células, o valor copiado será sempre o primeiro copiado. Para isto acontecer é necessário colocar o símbolo ‘$’ para que o valor não se altere.

Referências relativas: O valor copiado altera-se- indica ao Excel como encontrar outra célula a partir da célula que contém a fórmula.

Referências mistas: Utiliza os dois tipos de referência, enquanto uma parte da referência se altera (linha ou coluna), a outra permanece imutável ($).

  • Fórmulas

As fórmulas atribuem um valor a uma célula, utilizando valores, referências ou o resultado de operadores ou funções.

  • Operadores aritméticos e lógicos

O Excel conta com inúmeros operadores que realizam aritmética- adição (+), subtração (-), multiplicação (*), divisão (/), exponenciação(^), incluindo também operadores de comparação- igual (=), menor que (<), maior que  (>), menor ou igual (<=), maior ou igual (>=), diferente (<>).

  • Funções

Através de determinados valores de entrada (variáveis), fornecem o resultado. O Excel disponibiliza certas funções pré-definidas.

  • SUM (range)
  • COUNT (range)
  • CONTA (range)
  • AVERAGE (range)
  • COUNTIF (range, condition)
  • SUMIF (range, condition, [sum_range])
  • IF (condition, RV, RF)
  • AND (condition 1, condition 2, …)
  • OR (condition 1, condition 2, …)

Ao utilizarmos a função IF podemos criar um  encadeamento, isto é, utilizar um IF dentro de IF (e assim sucessivamente) de modo a criar condições dentro de outras condições.

funcoes

Fig. 4-Função Soma

 

 

 

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