Visualização de dados

Na geologia, geografia, economia, na área militar, na estatística, engenharia, biologia e muitas outras disciplinas, muitos profissionais necessitam de ver e compreender graficamente os dados que têm disponível. Assim, é impossível relacionar a visualização de dados a uma disciplina em particular.

Em Business Intelligence, utiliza-se o User Interface para ajudar as pessoas a entender o significado dos dados que se está a visualizar, procurando padrões, tendências e relações em dados baseados em texto, ficando mais facilmente reconhecidos com o software de visualização de dados.

Visualização de dados serve para:

  • Apoiar a exploração interativa dos dados;
  • Analisar resultados;
  • Compreender os dados e ter uma perspetiva sobre eles;
  • Apresentar e comunicar os resultados obtidos.

Desvantagens:

  • Requerem a visualização humana (ou seja, existe a probabilidade de ocorrer erro humano);
  • É uma análise subjetiva;

Visualização de dados é um campo que tem influências de muitas disciplinas. Estudos psicológicos de perceção de dados ou o impacto de alguns elementos na perceção, como a cor e formas. Designs de gráficos e multimédia são importantes para construir infographic dashboards. Estes dashboards são materializados em diversos elementos: dados, escalas, linhas, barras e formas coloridas. Embora formas e cores são mais importantes em infographics, quando se usa, alguém tem de prestar atenção para evitar certos erros ou armadilhas. Por exemplo, a utilização excessiva de certas cores pode ter um efeito contrário, podendo levar a interpretações incorretas.

picture1

Exemplo: Na  imagem anterior, podemos visualizar uma distribuição de ocorrências de surto de cólera, e concluir que, como existe uma grande concentração de ocorrências no centro da cidade (ou pelo menos no centro desta imagem), alguma coisa nessa localização provocou a doença

As ferramentas para a visualização de dados são usadas na indústria de suporte à tomada de decisão e na academia. Em business analytics visualization é recomendado e mais prático monitorizar todas as atividades e também tomar decisões no tempo certo. Na academia existe exemplos de visualização de dados que têm em conta os jornais mais citados por disciplinas e categorias, por países ou instituições de ranking.

A visualização de dados muda a forma de como as pessoas experienciam a informação e a maneira como vivemos. As maiores tendências da visualização de dados são: uma nova moda, mobilidade, os media, a localização geográfica, dados que se relacionam entre si, a globalização e a ciência da comunicação.

Assim, o principal objetivo da visualização de dados é comunicar a informação de maneira clara e efetiva utilizando meios gráficos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s